O TEMPO PARA APRENDER NA CONTEMPORANEIDADE
Palavras-chave:
Tempo, Economia Criativa, AprendizagemResumo
Resumo: O artigo está direcionado ao entendimento das formas de se relacionar com os saberes na contemporaneidade. O estudo visa reconstituir, resumidamente, a trajetória de crescimento da cibercultura no final do século XX e sua relação na construção do conhecimento. O espaço de comunicação da cibercultura explora as potencialidades nos planos político, econômico, cultural e humano, ao mesmo tempo que aumenta o sentimento de urgência e a superficialidade dos saberes. A tecnologia exerce um papel fundamental ao oferecer novas formas de otimizar o tempo, proporcionando paradoxalmente mais tempo livre e um aumento no sentimento urgência. Os modos de construção de conhecimento estão a cada dia mais diferentes dos modos tradicionais. Essas novas formas aliam a educação e a tecnologia com o objetivo de sanar as exigências existentes em nossa sociedade. O ciberespaço ampliou os conhecimentos humanos, fazendo com que todas as áreas fossem beneficiadas com a tecnologia. A interação passou a ser um fator potente de personalização ou de encarnação do conhecimento. A sociedade está mudando possibilitada pela tecnologia, mas ela não é a razão dessa mudança, e sim a facilitadora. O ambiente digital visa a conexão entre pessoas e realizações e dependem de como são usadas para que construam conhecimentos significativos. Por fim, esta pesquisa conclui que as tecnologias da comunicação e informação possibilitam obter maior autonomia nas decisões em relação a construção do conhecimento, além de ser um processo a cada vez mais colaborativo que reflete em outras esferas de vida de cada indivíduo.