O TEMPO PARA APRENDER NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Patrícia Duarte Gonçalves
  • Eliana de Lemos Formiga
  • Alberto Quintanilha Alves da Silva Correia

Palavras-chave:

Tempo, Economia Criativa, Aprendizagem

Resumo

Resumo: O artigo está direcionado ao entendimento das formas de se relacionar com os saberes na contemporaneidade. O estudo visa reconstituir, resumidamente, a trajetória de crescimento da cibercultura no final do século XX e sua relação na construção do conhecimento. O espaço de comunicação da cibercultura explora as potencialidades nos planos político, econômico, cultural e humano, ao mesmo tempo que aumenta o sentimento de urgência e a superficialidade dos saberes. A tecnologia exerce um papel fundamental ao oferecer novas formas de otimizar o tempo, proporcionando paradoxalmente mais tempo livre e um aumento no sentimento urgência. Os modos de construção de conhecimento estão a cada dia mais diferentes dos modos tradicionais. Essas novas formas aliam a educação e a tecnologia com o objetivo de sanar as exigências existentes em nossa sociedade. O ciberespaço ampliou os conhecimentos humanos, fazendo com que todas as áreas fossem beneficiadas com a tecnologia. A interação passou a ser um fator potente de personalização ou de encarnação do conhecimento. A sociedade está mudando possibilitada pela tecnologia, mas ela não é a razão dessa mudança, e sim a facilitadora. O ambiente digital visa a conexão entre pessoas e realizações e dependem de como são usadas para que construam conhecimentos significativos. Por fim, esta pesquisa conclui que as tecnologias da comunicação e informação possibilitam obter maior autonomia nas decisões em relação a construção do conhecimento, além de ser um processo a cada vez mais colaborativo que reflete em outras esferas de vida de cada indivíduo.

Downloads

Publicado

29.04.2022

Como Citar

Gonçalves, P. D. ., Formiga, E. de L., & Correia, A. Q. A. da S. (2022). O TEMPO PARA APRENDER NA CONTEMPORANEIDADE. Revista Brasileira Em Humanidades Digitais, 1(1). Recuperado de http://abhd.org.br/ojs2/ojs-3.3.0-9/index.php/rbhd/article/view/8