PRODUÇÃO DE PODCASTS

UMA POSSIBILIDADE DE EXPERIÊNCIA PRÁTICA NAS AULAS REMOTAS DE CIÊNCIAS DURANTE A PANDEMIA

Autores

  • Juliana Evelyn dos Santos
  • Juliana Cristina Faggion Bergmann

Palavras-chave:

podcast, pandemia, ensino remoto

Resumo

Resumo. Em meio ao isolamento causado pela pandemia do novo coronavírus, professores precisaram adaptar suas aulas ao ensino remoto. Para além das dificuldades iniciais de adaptação às ferramentas digitais, surgiram outros desafios, como o de engajar os estudantes em produções coletivas em um mundo de distanciamento. Buscando sanar as lacunas deixadas pela fragmentação causada pelo vírus, a criação de um podcast de divulgação científica foi utilizada como ferramenta de integração de estudantes do 6º ano do ensino fundamental nas aulas de Ciências de uma escola particular, possibilitando uma experiência prática através das plataformas digitais.

Abstract. Amidst the isolation caused by the new coronavirus pandemic, teachers were forced to adapt their classes to remote teaching. Besides the initial difficulties with digital tools, new challenges have arisen, such as engaging students in collective productions in a world of social distancing. Aiming to solve the problems caused by the breakdown in our social fabric during this period, we used a science communication podcast as a way of integrating students from Middle School (6th year) during Science classes in a private school, therefore allowing a practical experience through digital platforms.

Downloads

Publicado

22.09.2022

Como Citar

Santos, J. E. dos, & Bergmann, J. C. F. (2022). PRODUÇÃO DE PODCASTS: UMA POSSIBILIDADE DE EXPERIÊNCIA PRÁTICA NAS AULAS REMOTAS DE CIÊNCIAS DURANTE A PANDEMIA. Revista Brasileira Em Humanidades Digitais, 1(2). Recuperado de http://abhd.org.br/ojs2/ojs-3.3.0-9/index.php/rbhd/article/view/74