multiHlab

juventudes e expressões digitais na escola

Autores

  • Viviane Toraci Alonso de Andrade
  • Jessika Wanessa dos Santos Miranda
  • Karla Delgado de Arruda Reis
  • Matheus Mariano
  • Rosilene Pereira Da Silva

Palavras-chave:

multiHlab, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, intervenção pedagógica

Resumo

Resumo: O multiHlab é um laboratório multiusuários de práticas pedagógicas que tem como objetivo realizar projetos coletivos em humanidades com uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para o desenvolvimento do letramento científico, letramento pedagógico e letramento digital de professores e estudantes da Educação Básica. Discutimos neste texto uma intervenção pedagógica que foi capaz de estimular estes três campos do letramento, apresentando a dinâmica adotada e os resultados alcançados. Este relato destaca a efetividade do uso de metodologias participativas para estimular expressões digitais das juventudes no ambiente escolar e evidencia o uso da produção audiovisual como ferramenta pedagógica capaz de estimular o desenvolvimento do pensamento crítico. 

Abstract: multiHlab is a multi-user laboratory of pedagogical practices that aims to carry out collective projects in the humanities using Digital Information and Communication Technologies for the development of scientific literacy, pedagogical literacy and digital literacy of teachers and students of Basic Education. We discuss in this text a pedagogical intervention that was able to stimulate these three fields of literacy, presenting the adopted dynamics and the results achieved. This report highlights the effectiveness of using participatory methodologies to stimulate digital expressions of youth in the school environment and highlights the use of audiovisual production as a pedagogical tool capable of stimulating the development of critical thinking.

Downloads

Publicado

08.08.2022

Como Citar

Andrade, V. T. A. de ., Miranda, J. W. dos S. ., Reis, K. D. de A. ., Mariano, M. ., & Silva, R. P. D. . (2022). multiHlab: juventudes e expressões digitais na escola . Revista Brasileira Em Humanidades Digitais, 1(2). Recuperado de http://abhd.org.br/ojs2/ojs-3.3.0-9/index.php/rbhd/article/view/55