Uma Proposta de Representação Visual para Trajetórias de Aprendizagem em Educação a Distância.

Autores

  • Igor Kühn
  • Leandro Krüg Wives

Palavras-chave:

Moodle, Recursos Educacionais (RE), Ambientes de ensino e aprendizagem (AVEAs)

Resumo

Resumo: Em períodos recentes o aumento do uso de plataformas como o Moodle tem possibilitado um melhor monitoramento dos alunos por meio do uso dos dados interacionais, ou seja, os registros gerados pelos alunos nesses espaços de aprendizagem quando os mesmos interagem com diferentes Recursos Educacionais (RE). De posse de tais dados é possível desenhar o caminho de aprendizado percorrido nos Ambientes de ensino e aprendizagem (AVEAs), possibilitando a visualização da Trajetória de Aprendizado (TA) realizada. Esse trabalho tem como objetivo propor um modelo de representação em que seja possível uma visualização em que se possa realizar uma análise dos caminhos percorridos pelos alunos, para que tais informações sirvam como suporte para professores e tutores na tomada de decisão em relação a ações pedagógicas.  

Abstract: In recent periods a increased use of platforms such as Moodle has enabled a better monitoring of students through the use of interactional data, i.e., the records generated by students in these learning spaces when they interact with different Educational Resources (ER). With such data it is possible to draw the learning path traveled in the teaching and learning environments (ELEAs), allowing the visualization of the Learning Trajectory (LD) accomplished. This work aims to identify the main works in the literature that visually represent such AT and propose a representation model in which it is possible to visualize and analyze the paths taken by students, so that such information can serve as support for teachers and tutors in decision making regarding pedagogical actions.

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Publicado

04.10.2022

Como Citar

Kühn, I., & Wives, L. K. (2022). Uma Proposta de Representação Visual para Trajetórias de Aprendizagem em Educação a Distância . Revista Brasileira Em Humanidades Digitais, 1(2). Recuperado de http://abhd.org.br/ojs2/ojs-3.3.0-9/index.php/rbhd/article/view/52