Aprendizagens na/com/para a cultura digital: redes de pesquisa sobre tecnologias digitais e formação docente

Autores

  • TARLIZ LIAO
  • Adriana Rocha Bruno
  • Renata Orlandi
  • Andrea Thees

Palavras-chave:

tecnologias digitais, propostas de cidadania, neurociências

Resumo

Resumo. Novas formas de ver o mundo, inter-relacionar-se, interagir, conhecer e aprender, estão indubitavelmente, imbricadas na contribuição e disseminação das tecnologias digitais à contemporaneidade, que por sua vez, também propagam mudanças culturais e éticas nos espaços escolares. Nessas esteiras, incidem propostas de cidadania que não poderão estar dissociadas de um contexto social, econômico e tecnológico, mas imersas na informação digitalizada como novo modo de produção. Entender o conceito de tecnologia e de cultura digitais, internet, computador e objetos/recursos de aprendizagem enquanto instrumentos que possibilitam novas formas de relações irão implicar diretamente no cotidiano dos ambientes (transformativos) educacionais. Nesse contexto, esta comunicação tem por intuito discorrer acerca dos trabalhos desenvolvidos por grupos de pesquisa que estudam e investigam os impactos das tecnologias digitais na sala de aula e em ambientes educacionais formais e não formais, inclusos a formação docente. As pesquisas integram as contribuições das neurociências com os estudos nos campos da comunicação e da educação no que tangem os processos atuais de apropriação dos aprendizes por meio das tecnologias digitais. Serão apresentadas algumas pesquisas concluídas e em andamento que revelam dados sobre a integração destes campos do conhecimento no mundo atual, especificamente desenvolvidos por pesquisadores em universidades públicas federais brasileiras.

 

Abstract.  New looks to see the world, interrelating, interacting, knowing and learning, are undoubtedly intertwined in the contribution and dissemination of digital technologies to contemporary times, which in turn, also propagate cultural and ethical changes in school spaces.On this ways, proposals of citizenship are incurred that cannot be dissociated from a social, economic and technological context, but immersed in the digitalized information as a new form of production.Understand the concept of digital technology and culture, internet, computer and learning objects / resources as instruments that enable new forms of relationships will directly imply in the daily life of (transformative) educational environments. In this context, this communication aims to discuss the work developed by research groups that study and investigate the impacts of digital technologies in the classroom and in formal and non-formal educational environments, including teacher training. The research integrates the contributions of neuroscience with studies in the fields of communication and education as they relate to the current processes of appropriation of apprentices through digital technologies. Some completed and ongoing research will be presented that reveal data on the integration of these fields of knowledge in the current world, specifically developed by researchers at Brazilian federal public universities.

Downloads

Publicado

30.04.2022

Como Citar

LIAO, T., Bruno, A. R., Orlandi, R., & Thees, A. (2022). Aprendizagens na/com/para a cultura digital: redes de pesquisa sobre tecnologias digitais e formação docente. Revista Brasileira Em Humanidades Digitais, 1(2). Recuperado de http://abhd.org.br/ojs2/ojs-3.3.0-9/index.php/rbhd/article/view/41